Madness to Johnny Depp!!!: Tentando responder a uma questão...

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Tentando responder a uma questão...

A nossa querida amiga Elis enviou uma dúvida que ela tem e eu também tinha.
Elis disse...

Oi Jackie!
Como o Espiritismo vê a morte dos animais? Sobre a alma deles? É que eu perdi dois dos meus cachorros um de 12 anos e outro de 9, eu realmente fiquei desolada, então eu gosto muito da religião espirita, e queria saber um pouco sobre isso.
Beijão!

Bem, vou tentar esclarecer alguns pontos, mas é preciso muita leitura e meditação sobre esse assunto...

No Livro dos Espíritos de Allan Kardec, ele faz as seguintes perguntas aos Espíritos Superiores de nosso Pai Criador,obtendo assim os seguintes esclarecimentos:

Pergunta 597. Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria?
“Há e que sobrevive ao corpo.”
a. - Será esse princípio uma alma semelhante à do homem?
“É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem, distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”
598. Após a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a consciência de si mesma?
“Conserva sua individualidade; quanto à consciência do seu eu, não. A vida inteligente lhe permanece em estado latente.”
599. À alma dos animais é dado escolher a espécie de animal em que encarne?
“Não, pois que lhe falta o livre-arbítrio.”
600. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem?
“Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”

Quem quiser saber mais clique AQUI

No livro Nosso Lar, de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, encontramos um trecho que dá conta da existência de animais no plano astral: "Seis grandes carros formato diligência, precedidos de matilhas de cães alegres e barulhentos, eram tirados por animais que, mesmo de longe, me pareceram iguais aos muares terrestres. Mas a nota mais interessante era os grandes bandos de aves, de corpo volumoso, que voavam a curta distância, acima dos carros produzindo ruídos singulares".
O que estariam fazendo esses animais que acompanhavam a caravana dos samaritanos, constituída por espíritos abnegados que iam até o umbral buscar enfermos para serem tratados nas "câmaras de retificação"? Colaborando. Os cães facilitavam a penetração nas regiões obscuras e afastavam seres monstruosos, os muares puxavam cargas e forneciam calor onde necessário e as aves devoravam as formas mentais odientas e perversas.

Quem quiser saber mais clique AQUI

6 comentários:

Unknown disse...

Olá!!! :)

Bem, é assim, eu tenho vários blogues, cada um com a sua função:
- o artesdajoana.com - serve para eu vender peças artesanais feitas por mim.
- o trocasecompanhia.com serve para eu postar trocas que fiz c as minhas amigas virtuais e artesãs...trocas de trabalhos manuais, publico desafios e trocas de outros blogues, publicito associações de animais abandonados, etc...
- o materiais-de-artesanato.blogspot.com serve para vender materiais de artesanato.
- o diario-da-nossa-viagem.blogspot.com serve como um diário onde escrevo tds os passos de cada viagem que faço e assim actualizar a minha familia do q faço lá fora! :D

Acho q expliquei de tds! :D

No entanto apesar de ter estes blogues tds, o meu grande objectivo são os animais, portanto smp q posso ofereço artesanato meu as associações para eles venderem e faço donativos qnd posso...faço publicidade às associações...os meus blogues foram o caminho para chegar a mtas associações de animais e fazem c que mtas pessoas tb cheguem até elas! :D

beijinho e mto obrigada pela visitinha*

luedani disse...

Oi amiga, se puder me enviar o link da matéria, eu coloco no blog, sobre os cães.
lucianakotaka@uol.com.br
Bjks e um lindo fim de semana

Bia disse...

Oi Jackeline!
Obrigada pela dica, eu falei com minha mãe sobre a tal doença. Ela acha que não deve ser, mas j';a que vou fazer exames de sangue pedi que ela pedisse esse tb!

obrigada!

bjs

Anônimo disse...

Olá Jackeline! Matéria interessante, como você sabe, temos 13 (número da sorte!) gatos e já passamos por uma desagrádavel experiência da perda de um de nossos gatos, a Cindy. Faz parte... Valeu!

walkyria.gianna disse...

Oi jackeline, que prazer estar aqui!

Não tenho uma opinião formada a respeito da partida dos animais. Acredito sinceramente que nada nem ninguém desapareça e por não ter um pensamento firme e por achar lógica a explicação do Livro dos Espíritos acredito no que é trazido nele pois é evidente a inteligência destes seres irracionais e é evidente a ajuda que eles nos trazem. Bjus

Entendendo o Espiritismo disse...

Realmente Kardec esta serto em dizer que os animais não possuem o livre-arbitrio, eles tem sentimentos,mas não sabem dicenir do certo e do errado, não são como o Homem que age de acordo com o que pensa e sente.
Ha relatos que existe colonias espirituais até com Aras com cavalos bonitos, cachorrinhos, gatinhos.
Por isso nunca devemos maltratar um animalzinho,aquele que maltrata tera de se redimir com eles cuidadando deles no plano espiritual.Mas lembremos que a alma do animalzinho pode evoluir atraves do tempo, assim como o Espirito do homem evoluiu chegando onde está hoje.
O Homem veio dos Primatas como nos relata Emmanuel, e olhem a evolução da alma do animal irracional, se transformou no espirito que é o Homem encarnado.
Embora os animais serem irracionais, eles possuem uma capacidade de ver Espiritos.
Eles tem uma vizão e um olfato muito apurado, coisa que no Homem é bem parecida.